Quem Somos...


O Espaço Cultural Casa de Pitia é um equipamento municipal dedicado a catalogação, conservação e divulgação da cultura e da memória do povo araripense.

Aqui temos em exposição permanente objetos e relíquias de personagens que se destacaram dentro da história da nossa gente.

Oferecemos ainda exposições temporárias, inclusive, com a arte e o trabalho de artistas contemporâneos da nossa terra...

Organize sua agenda e faça-nos uma visita... 



O Casarão de Pitia

 

O casarão de Pitia trata-se de imóvel urbano localizado a rua Alexandre Arraes, nº 9994 - no centro de Araripe, Estado do Ceara. Medindo 765,00m², segundo escritura Pública, Matricula nº 194, ficha 01, Livro nº 2-1 (Registro Geral), de 10/03/2014.

Há na referida escritura menção de averbação constando que o imóvel foi tombado com a denominação de ""Casa de Pitia", onde será instalado o Museu de Espeleologia do Cariri", de acordo com a lei Municipal nº 1.093/2013, de 16/12/2013, passando a fazer parte do Patrimônio Histórico e Cultural do Município de Araripe.

A construção desse prédio foi estimada como sendo do ano de 1890, construída pelo Sr. Manoel Vieira Albuquerque, esposo de Maria Almino de Alencar, pais de Maria Albuquerque de Alencar - Pitia, última representante da família a morar no imóvel. Daí a denominação de "Casa de Pitia" dada ao casarão.

O pai de Pitia, Sr. Manoel Vieira, foi latifundiário, comerciante e agropecuarista oriundo do Município de Icó-CE. Faleceu aos 54 anos, desgostoso em relação ao sofrimento imposto pelo extenso período de seca que assolou a nossa região naquela época e que levou o povo ao completo sofrimento. Sem nada poder fazer, seu gado morria por falta de água e o solo seco nada produzia.


Dona Maria Almino morreu aos 70 anos, com a sua saúde debilitada em razão de agravamentos em decorrência de uma fratura no fêmur após queda no banheiro de sua casa. Juntos tiveram 08 filhos.

Depois de longo tempo fechado, o casarão ficou improprio para moradia, chegando mesmo a ficar praticamente em estado de ruinas. Depois de grande apelo popular os herdeiros da Família acabaram por doar o imóvel ao Poder Público, sendo incorporado, pouco tempo depois, ao Patrimônio Histórico e Cultural do Município pela Lei Municipal nº 1.093/2013, de 16 de dezembro de 2013. Era condição do Termo de Doação da família que o espaço fosse utilizado para a criação de um museu local.

Depois de algumas reformas o prédio ficou pronto para ser aberto a visitação e, aos 13 dias do mês de dezembro de 2019, o Casarão foi reaberto, desta feita funcionando como o Espaço Cultural Casa de Pitia, espaço próprio para aquisição, preservação e divulgação dos bens materiais da memória do povo araripense.

Hoje, o Casarão abriga o Departamento de Cultura do Município e funciona em horário integral com um modesto acervo de peças doadas pela comunidade que guardam laços com a memória do povo araripense, tão rico em arte e cultura. A família Almino e Albuquerque doou várias peças originárias do antigo lar de Pitia que também permanecem em exposição no Casarão.


Araripe, 11 de maio de 2022. 

(Atualizado em: 21/08/2024)

Luiz Paulo Paulino de Lima


Referências:- Relatórios da Comissão Casa de Pitia, remetidos aos órgãos do município entre os anos 2007 a 2009;
- Certidão de Escritura Pública nº 194, ficha 01, Livro nº 2-1, de 10 de março de 2014, do Cartório de 1º Oficio de Araripe-Ceará.
- Relatório Anual de Atividades do Departamento de Cultura do Município - 2016.

Rua Alexandre Arraes, 994 - Araripe-CE



Como nos achar: