Disco de vinil
Disco de vinil

O disco de vinil, ou vinil, em inglês Long Playing Record, ou long play (sigla LP), é uma chapa, majoritariamente de cor preta e contendo um rótulo no centro chamado de selo fonográfico, fabricado através de processos eletromecânicos e feitos de um material plástico chamado policloreto de vinila, inventado pelo engenheiro Peter Carl Goldmark (empregado da Columbia Records) para o armazenamento de áudio (principalmente canções) desde 21 de junho de 1948. Embora tenha experimentado um grande declínio em seu uso a partir da década de 1990 , com a introdução do CD.
Utilizados para a veiculação de álbuns completos os Discos de Vinil tinham a capacidade máxima de rodar de 23 a 30 minutos por cada lado do disco. Inicialmente, existiam versões com 25 ou 30 cm de diâmetro. Entretanto, com o tempo, fixou-se o formato de 30 centímetros de diâmetro.
A peça em exposição trata-se de uma versão Compact Disc do Disco de Vinil que possui menor abrangido e portanto caem menos faixas, foi doada pelo poeta Francisco Adriano de Sousa, no ano de 2022.
ver mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Disco_de_vinil