![](https://c6b6ff1cd4.clvaw-cdnwnd.com/74abbcc657947b6aa8b08c96ee6149d1/200000002-d7801d7802/WhatsApp%20Image%202022-05-06%20at%2021.08.25.jpeg?ph=c6b6ff1cd4)
José Loiola de Alencar
![](https://c6b6ff1cd4.clvaw-cdnwnd.com/74abbcc657947b6aa8b08c96ee6149d1/200000745-4df524df54/jos%C3%A9%20loiola%20de%20alencar.jpeg?ph=c6b6ff1cd4)
José Loiola de Alencar
José Loiola de Alencar, (Zezito) nasceu em Araripe/CE, em 06 de julho de 1904, filho de João Almino de Alencar e Maria Loiola de Alencar (Lia). Estudou na cidade do Crato. Transferindo-se, ainda bastante jovem para Araripina/PE, no intuito de lá estabelecer comércio.
Volta a sua terra, para casar-se com Antônia Albuquerque Alencar, (Nininha), constituindo uma prole de nove filhos, 30 netos, 48 bisnetos e 08 tataranetos.
Ingressa na politica em 1930 e consagra-se como o maior líder político de Araripe, exercendo grande influência regional até o inicio da década de 1980. Nesse período, chega por cinco oportunidades ao cargo de prefeito e uma vez a presidente do legislativo municipal, perfazendo um período de mais de 40 anos a frente da gestão municipal, por partidos como Arena e Partido Socialista Democrático (PSD).
Primeiro prefeito eleito pelo voto popular em Araripe. no decorrer de sua trajetória, executou ou ajudou a implantar obras importantes de infraestrutura no município. Foi um líder politico de prestigio, inclusive considerado amigo por autoridades do estado, como: Virgílio Távora, César Cals, Adauto Bezerra.
Dentre as muitas obras realizadas destacam-se: o Açude João Luís, que abastece o Município; o Açude Monte Belo; o Hospital Municipal de Araripe; a Praça Vidal de Alencar, no Centro da Cidade; o prédio da Secretaria Municipal de Ação Social; o Mercado Público, entre outras
O Senhor José Loiola de Alencar, era uma pessoa muito bem informada. Lia livros, Revistas, Jornal Diário do Nordeste e assistia o Jornal Nacional. Frequentou sua loja diariamente com total lucidez, até os 99 anos deidade.
Foi outorgado pela casa legislativa de Araripe, o titulo de cidadão do século, solenemente em 17 de dezembro de 1999.
Faleceu, dignamente na sua residência, em 30 de maio de 2006, com 101 anos e 10 meses cento e um ano e dez meses).
___________________________
Fonte: banner de homenagem da Escola Prof.ª Cícera Germano Correia
Araripe: cidade da gente: estudos regionais: fundamental/Adriano Sousa (et al.). Fortaleza, CE. Didáticos Editora, 2018.
José Loiola de Alencar: Zezito
(Luiz Paulo Paulino de Lima)
José Loiola de Alencar nasceu em Araripe-Ce, no dia 04 de julho de 1904. Filho de João Almino de Alencar e Maria Loiola de Alencar. Casou-se com sua prima, Antônia Albuquerque de Alencar, resultando 9 filhos deste casamento.
Ainda muito jovem "Zezito", como era conhecido, foi eleito prefeito de Araripe no prefeito de Araripe no ano de 19934, sucedendo o coronel Pedro Silvino Alencar. Governou Araripe por 41 anos e foi o primeiro eleito através de voto popular em Araripe.
A história de vida de Zezito se confunde com a própria história do nosso Município. Conhecido como a maior liderança política da história de Araripe, nasceu no período do governo da República velha do Presidente Rodrigues Alves. Se interessava pelo mundo da leitura e concluiu o 5º ano primário, instrução suficiente para direcionar sua vida e a vida de sua gente.
Revelou-se em todas as oportunidades um estudioso dos problemas araripenses, aos quais se dedicava de modo desvelado e permanente. Dentre as grandes contribuições que deixou para o município podemos destacar:
- Açude da localidade de Pau Preto, em Potengi, quando distrito de Araripe;
- Açude Monte Belo;
- Açude João Luiz no distrito de Alagoinha;
- Construiu a praça Vidal de Alencar e o Coreto Municipal;
- Construiu o antigo açougue hoje prédio da antiga Telemar;
- O matadouro hoje Biblioteca Municipal
- A escola do distrito do Brejinho;
- O primeiro posto de saúde, atual atelier Janete;
- Grupo escolar do Distrito do Pajeú hoje creche;
- O Açude do Buracão;
- O Açude Paraíso;
- Escola do sítio de Junco;
- Primeira escola do sítio Tanquinho;
- Escola do Sítio Monte Belo;
- Conseguiu o prédio das Escolas Reunidas, atual Secretaria da Assistência Social;
- Doou ao Estado os terrenos de sua propriedade para a construção da escola Neomísia Nogueira Lima; do Centro Educacional João Almino; e da Escola Dona Carlota Távora.
- Comprou um terreno para construção do hospital de Lia Loiola de Alencar.
- Colaborou na construção da torre da Igreja Matriz e na Casa Paroquial;
- Construiu o Centro de Abastecimento Mercado Central; entre outras.
Quando comerciante comprava toda a produção dos Agricultores e agropecuaristas de ajudar a exercitar a cidadania de seus municípios.
Trouxe para o município, através do Governador Virgílio Távora a energia elétrica de Paulo Afonso, na Bahia, e o sinal de televisão que foram inaugurados na gestão do prefeito Raimundo Elesbão de Oliveira.
Foi concedido ao prefeito José Loiola de Alencar aos 95 anos uma encomenda de cidadão do século no dia 2 de dezembro de 1999.
José Loiola de Alencar faleceu em 30 de maio de 2006
__________________________________________________________________________________