Mimeografo
Mimeógrafo

Mimeógrafo (do grego mimeo: imitar, copiar + grafia: escrita) é um instrumento utilizado para fazer cópias de papel escrito em grande escala e utiliza na reprodução de um tipo de papel chamado estêncil. Foi um dos primeiros sistemas de cópias em série utilizados no ensino.
O mimeógrafo foi lançado em 1880 e utilizado pela primeira vez em 1887, mas sua utilização efetiva ocorreu apenas no século XX. Apesar de ser visto como uma máquina obsoleta, principalmente por quem não atua na área educacional, ainda é comercializado por grandes lojas especializadas em informática e papelaria.
Mimeógrafos e duplicadores a álcool são intimamente relacionados, mas distintamente diferentes, foram amplamente utilizados nas escolas para copiar testes e tarefas de casa. Eles também eram comumente usados para publicações amadoras de baixo orçamento, incluindo boletins de clubes e boletins de igrejas. Eles eram especialmente populares entre os fãs de ficção científica e histórias em quadrinhos, que os usavam extensivamente na produção de fanzines em meados do século XX, antes de a fotocópia se tornar barata
veja mais em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Mime%C3%B3grafo