Moedor de Café

11/02/2023

Moedor de café

Moedor de café é o aparelho utilizado para moer os grãos de café, normalmente após estes terem sido torrados. O moedor aplica uma força mecânica considerável para rachar os grãos e quebrá-los, deixando o produto em diferentes estados de granulosidade - esses diferentes estados, por sua vez, são utilizados para formas específicas de preparo do café.

Há grandes moedores usados ​​para moagem industrial e em larga escala, assim como moedores menores e caseiros, projetados para moerem os grãos do café logo antes do líquido ser preparado.

Nos anos de 1200, os árabes usavam duas peças de pedra para moer os grãos de café. Os gregos e romanos, aperfeiçoaram a moagem do café, baseados no modelo dos moinhos de trigo, criaram uma peça em formato de ampulheta acoplada em um funil; quando giravam a peça, os grãos eram quebrados. Nos anos de 1400, os turcos e os persas aperfeiçoaram a criação dos gregos e romanos, acrescentando cabos no corpo da ampulheta, que faziam a peça girar. Em 1798, nos Estados Unidos, houve a primeira patente de moedor de grãos de café, por Thomas Bruff. Nos anos de 1898, a Hobart Manufacturing, em Ohio, começa a fabricar os primeiros moedores elétricos.

A peça em exibição no ECCP foi doada por MARIA GLÓRIA DA COSTA. Modelos semelhantes foram largamente adotados no Brasil, sobretudo com o advento da indústria cafeeira a partir das décadas de 1910 e 1920.

veja mais em:

https://brasilescola.uol.com.br/historiab/republica-cafe-industrializacao.htm

https://pt.wikipedia.org/wiki/Moedor_de_cafe