Roleta de Jogo do Bicho
Roleta de jogo do bicho

O jogo do bicho é uma bolsa ilegal de apostas em números que representam animais. Foi criado em 1892 pelo barão João Batista Viana Drummond, fundador do Jardim Zoológico do Rio de Janeiro, em Vila Isabel, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.
A fase de intensa especulação financeira e jogatina na bolsa de valores nos primeiros anos da república brasileira causou grave crise ao comércio. Para estimular as vendas, os comerciantes instituíram sorteios de brindes. Assim é que, querendo aumentar a frequência popular ao zoológico, o barão decidiu estipular um prémio em dinheiro ao portador do bilhete de entrada que tivesse a figura do animal do dia, o qual era escolhido entre os 25 animais do zoológico e passado o dia inteiro encoberto com um pano. O pano somente foi retirado no final do dia, revelando o animal do dia. Posteriormente, os animais foram associados a séries numéricas da loteria e o jogo passou a ser glória largamente fora do zoológico, a ponto de transformar a capital da república (de 1889 a 1960) em "capital do jogo do bicho".
Atualmente, o jogo do bicho continua a ser ouvido em larga escala nas ruas das principais cidades do Brasil, mesmo sendo uma contravenção pela legislação penal brasileira.
A peça em exposição pertenceu a João Granja, Comerciante e agricultor araripense nos anos de 1980, antes dele pertenceu a João Barbosa. a peça foi doada pelo neto de Joao Granja, Mailton Ribeiro da Silva, no Ano de 2022.